Bem vindos!

Esse blog destina-se a dividir experiências e conhecimentos através do andamento dos aquários e de artigos. O detalhamento da informação sobre montagem e manutenção, definindo as metas, resolvendo os contratempos e indicando soluções fazem desse blog um universo de interação com os visitantes que possuem ou pretendem ter aquários ou peixes semelhantes.
A participação através de comentários é muito bem vinda e torna às atualizações mais próximas aos anseios dos visitantes.


Faço parte do GCAQUA (Grupo Carioca de Aquapaisagismo)
Grupo do Rio de Janeiro voltado a competições no âmbito do aquapaisagismo.

Imagem

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bomba Submersa. Qual usar?



Essa é a grande questão, mas quem dará a melhor resposta será você! Como?

Veja como ficará mais simples através das seguintes características e destinações.

1º Defina a função da bomba.

1.1 Bomba para recalque: Normalmente usada em filtros sumps para retorno da água do filtro para o aquário. Há dois fatores importantes a serem considerados: Vazão e Máxima Coluna de Água (MCA).
Calcule a litragem do seu aquário e, com base no resultado, escolha a vazão da bomba considerando sua capacidade de litro por hora (l/h) na razão de pelo menos 6 vezes a litragem do aquário.
 Exemplo: Aquário com 100 litros deverá ter ao menos uma bomba de 600 l/h.
Por outro lado, o fator de MCA influi diretamente na vazão da bomba. Atente-se ao MCA na embalagem ou manual da bomba, pois a vazão dependerá dessa razão. Em termos práticos, o mca determina a altura máxima em que a bomba envia a água para cima.
Exemplo: O aquário com 100 litros com um sump inferior com uma bomba de recalque de 600l/h pode parecer uma boa escolha, mas isso dependerá do mca. Caso o aquário esteje em um móvel de 1,50m de altura e a bomba na base próxima ao chão, a bomba tem que ter no mínimo o alcance de 1,50 mca. Suponhamos que a bomba tem o mca de 1,50m. Então, pode ser essa? Não, pois estaríamos trabalhando no limite da bomba e a vazão l/h seria muito inferior aos 600l/h desejados.
Resumindo: Quanto maior a altura pior será a vazão.
Procure gráficos com o fabricante da bomba pretendia ou mesmo na internet sobre sua bomba.



1.2 Bomba para oxigenação e filtragem interna: Em alguns casos, usamos bombas submersas para função de oxigenação ou filtragem interna no próprio aquário. Sendo para oxigenação, use o bom senso ou testes para determinar a necessidade da vazão da bomba, mas de regra qualquer bomba submersa será suficiente para esta função de atuar como um compressor interno.
Caso a bomba seja destinada para funcionar em um filtro interno, tenha em mente a razão de 6 vezes o volume do aquário para que a filtragem seja eficaz.

1.3 Bomba para Filtro UV: Aos que pretendem investir um pouco mais em um sistema de filtragem mais avançado, o filtro uv é uma boa opção. Tome cuidado e nunca olhe diretamente para as lâmpadas uv, pois podem causar sérios riscos aos seus olhos. A escolha da bomba deverá ser feita de acordo com a potência da lâmpada do filtro uv.
Entenda que a passagem da água pelo filtro uv não poderá ser muito rápida para dar tempo à luz de eliminar esporos, microalgas, bactérias ou outros elementos indesejáveis. Para isso, vamos adotar a regra de vazão de duas formas:
Caso o resultado espero seja a remoção de algas em suspensão (micro-algas verdes) para deixar a água "cristalina", deve-se seguir a seguinte tabela:


Potência Capacidade Bomba (vazão)
5w 200-400l 100 a 200 litros/h
9w 300-600l 100 a 200 litros/h
11w 600-1000l 150 a 350 litros/h
18w 1000 – 1500 300 a 500 litros/h
36w 1500 – 3000 400 – 1000 litros/h


No entanto, se o resultado pretendido é a esterilização da água com função germicida, deve-se adotar uma vazão menor para que a água tenha mais contato com o filtro uv, dessa forma:


Potência Capacidade Bomba (vazão)
5w 200-400l 50 a 100 litros/h
9w 300-600l 50 a 100 litros/h
11w 600-1000l 100 a 150 litros/h
18w 1000 – 1500 100 a 150 litros/h
36w 1500 – 3000 150 – 200 litros/h


1.4 Bomba para Reator de CO2: Vejo que o aqua está a toda! Projetando um reator de co2 para funcionar juntamente com o cilindro. Bom, a função é dissolver o mais rápido possível o co2 na água para que o mesmo seja melhor aproveitado na fotossíntese. Existem diversos tipos e tamanhos de reatores, procure na embalagem, vendedor ou fabricante a informação sobre a margem de vazão ideal da bomba para melhor funcionamento do reator.
Caso seu projeto seja um nano ou um aquário pequeno a médido, aconselho esquecer o reator e investir em um difusor de CO2 que será menor e menos agressivo ao layout do aquário, além de ser bem mais barato.

1.5 Bomba para circulação interna (“correnteza”): Normalmente usada em aquários marinhos, pois os memos precisam dessa simulação dos mares. Em aquários de água doce é pouco comum, mas há defensores de que quanto melhor a circulação melhor será a qualidade e o equilíbrio do aquário. Bom.... recomendo apenas ter em mente que tal bomba deverá ser usada caso você pretenda criar algum peixe de água doce que necessite ou tenha melhor desenvolvimento em águas com movimento interno “forte”. A bótia palhaço é um peixe que possui algumas peculiaridades e, uma delas é a preferência por águas com correnteza e, nesse caso poderia ser usado uma bomba do tipo wavemaker para essa função. No entanto, peixes como Acará discos possuem necessidades opostas e, tal bomba, seria prejudicial. Quanto à vazão dever-se-á levar em conta o volume, a posição e direção da bomba e a intenção. Não havendo, para esse caso, uma regra específica que determine a vazão mínima ou máxima. Logo, use o bom senso.

2. Defeitos e soluções:

Ainda são poucos que dão importância na hora da escolha da bomba ao aspecto de conserto em caso de defeitos. Os principais aspectos são vazão e mca, mas eu aconselharia prestar atenção a disposição de peças para reposição pelo fabricante.
A peça que normalmente apresenta defeito em uma bomba é o impeller e sua troca é bem simples para qualquer um de nós:
Impeller Para Canister Hopar Mod. 3313/3318/3323/3328 
A dica é: quando escolher uma bomba que atenda a sua necessidade e tiver opções de marcas, dê preferência as mais conhecidas e/ou procure a disponibilidade de seu impeller e outras peças pensando em possíveis consertos no futuro. Há diversas peças à venda pela internet e em algumas lojas especializadas, mas há marcas e modelos de bombas em que achar qualquer peça é praticamente impossível.

17 comentários:

  1. MEU AQUARIO TEM 10800 LITRO QUAL BOMBA DEVO USAR

    ResponderExcluir
  2. BOM ESTOU MONTANDO AQUARIO 300 X 60 X 60 GOSTARIA DE SABER A BOMBA IDEAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende de qual aquario vc quer montar, é de agua salgada?

      Excluir
  3. Bom dia qual a melhor marca de bomba de 4000 litros por hora?

    ResponderExcluir
  4. bom dia tudo bem estou montando um aquario de 2/70/60 com samp qual a bomba que vc me indica muito obrigado e tenha um otimo carnaval

    ResponderExcluir
  5. Qual bomba devo colocar no meu aquário de 200 litros...sump tem aproximadamente 60 litros....gostaria de saber também se poderia colocar o filtro uv na queda de água para o sump(com overflow) se não, qual bomba uso? Devo usar duas bombas?? Muito obrigado desde já

    ResponderExcluir
  6. meu aquário mede c:75cm L:35cm e A: 48cm . Então 75x35x48=126litros? E uso uma bomba submersa da marca JAD de 9w com filtro que é de 400l/h.Está bom ou teria que usar uma bomba de maior potência?

    ResponderExcluir
  7. meu aquário mede c:75cm L:35cm e A: 48cm . Então 75x35x48=126litros? E uso uma bomba submersa da marca JAD de 9w com filtro que é de 400l/h.Está bom ou teria que usar uma bomba de maior potência?

    ResponderExcluir
  8. Meu aquario tem 200litros duas bombas submersa e dois compressores de ar esta bom pra essa litragem?????

    ResponderExcluir
  9. boa tarde gostaria de saber qual bomba pro meu aquario de 360 litros com samp na lateral aquario de 100x50x60 mais o samp 20x50x60 qual bomba coçocar

    ResponderExcluir
  10. boa noite meu aquário tem 155x30x50 232 litros.Comprei um filtro interno de vazão 1600 litros hora mas ele e muito forte e movimenta muito a água então comprei um canister 1400 litros hora,então posicionei a bomba a jogar o jato no vidro da frente do aquário diminuiu um pouco a movimentação, mas quando o jato bate no vidro ainda movimenta, mas quero uma fauna amazonica tipo acara bandeira neons etc.posso deixar os dois filtros ou tenho q tirar o interno. obrigado

    ResponderExcluir
  11. Estou montando um aquário 170 de comprimento x 18 de largura x 70 de altura, vai ser embutido na parede.
    Em litragem ele da 214,5 litros.
    Qual a bomba o filtro correto que devo usar?


    ResponderExcluir
  12. Tenho uma piscina de 15000l qual bomba devo usar

    ResponderExcluir
  13. Você sabe qual a capacidade mínima (menor vazão) de uma bomba?
    Preciso para fins científicos de laboratório, pois é dificil conseguir uma taxa menor que zero usando um compressor convencional

    ResponderExcluir